domingo, 29 de abril de 2012

"Pagina virada"

Hoje é domingo. Um maravilhoso domingo, em que a chuva mansa insistiu em cair lá fora, lavando os telhados e encharcando a terra. O barulhinho monótono embalou o sono de cães e gatos que se aninharam em tapetes e almofadas, não querendo nada mais do que o conforto de um soninho bom. Só as galinhas que não se importaram, e ficaram pelo quintal ciscando a procura de bichinhos e acerolas maduras que caíram da pequena árvore,arcada de tão carregada de frutos. Eu fiquei por aqui, curtindo esse dia preguiçoso, vendo as mesmas programações de domingo. O que às vezes muda é o placar, hoje foi 3 a 1 do Santos vencendo o São Paulo, Neymar estava impossível. Comecei uma nova tela, "Página virada". Uma cliente me pediu um quadro que mostre a preservação do meio ambiente, visto que a colocará num posto de gasolina e os proprietários estão com uma preocupação com a preservação de um riacho que passa por ali. Contou-me que irão plantar árvores em suas margens, visto que hoje por ali não se vê nenhuma. Imagino que num passado não muito distante,esse mesmo riacho corria tranquilo pela sombra de um arvoredo. Que servia de abrigo aos pássaros e descanso aos viajantes que a pé ou à cavalo chegavam a pequena cidade de Pilar do Sul. À principio não encontrava o caminho, olhava a tela vazia e ...nada. Então,imaginei uma paisagem monocromática, uma natureza devastada, seca,à beira de um riacho sem vida ...Essa página sendo virada. E o mesmo recanto, agora verde, cheio de cores e vida, uma pequena cascata , água límpida , transparente. Está ficando interessante e acho que transmite a mensagem proposta pela cliente. É também a minha mensagem e esperança, que a natureza reencontre seu equilíbrio e que esta maravilhosa Terra torne-se o lar perfeito e eterno do humanidade. (Agora vou me deitar. É quase meia noite, o barulhinho da chuva continua. Um convite ao sono e aos sonhos de um mundo melhor.) Oleo sobre tela: Página virada - primeira fase.

sexta-feira, 20 de abril de 2012

Sob a luz das estrelas

Pausa para um descanso...ou ao menos para respirar sem ter que se sentir pressionado, como se uma fila, atrás de você, esperasse a sua vez. Vi essa cena terrível no curta metragem " A geração que não verá as estrelas." (procurei no google para ver se encontrava;não encontrei...será que mais alguém lembra de ter visto?) Fiquei impressionada por muitos dias, temerosa sobre o amanhã. O curta mostrava um tempo no futuro em que a poluição era tanta que não se via mais as estrelas, o ar denso , uma neblina constante fazendo com que as figuras desfiguradas surgissem repentinamente , famintas, violentas , perdidas. As pessoas se amontoando em filas, esperando sua vez de entrar numa bolha onde podiam por alguns minutos respirar ar fresco, usando inaladores.Uma briga começa , quando muitos disputam um inalador ao perceberem que um deles está quebrado. O personagem central sai desesperado, e na rua , uma carrocinha recolhe pessoas mortas. Devo ter visto esse curta num cinema `a uns trinta anos atrás.Foi tão marcante que me lembro dele , e não do filme que fui assistir. Não chegamos a esse estágio, mas somos bombardeados por notícias de descasos com a natureza, a extinção de animais e plantas, o aquecimento global, a terra louca, que não sabe mais em que estação estamos entrando. Pior ainda, a extinção, não do ser humano, mas do "ser" humano, quando a vida de crianças, idosos, mulheres, ou, seja, de todo aquele que parece ser mais fraco vai perdendo o valor. Se você ficasse desacordado, ou fora do planeta, e ao voltar assistisse um noticiario, não teria perdido nada, porque as noticias se repetem, apenas mudam os protagonistas. Que pena que o ser humano se esqueceu o que é "ser" humano. Mas não podemos generalizar.É lógico que existe aqueles, como eu e você, que não deixou se contaminar por este mundo louco e condenado, que ainda se emociona diante da beleza, que respira fundo ao assistir um por do sol, que se cala quando ouve uma pássaro, ou uma melodia... Que sorri ao tocar os dedinhos das mãos de um bebê, que medita quando lê a Biblia, que valoriza o próximo nas suas carencias e aflições.. Que dança quando está feliz, e ri mesmo quando as coisas não vão tão bem como você gostaria... Que mesmo quando está cansado, e muito ocupado, acha que vale a pena, antes de dormir sair lá fora, ou ao menos abrir a janela e procurar o brilho de uma estrela. O curta estava errado, serviu para alertar uma geração, mas o homem não está no comando. As estrelas continuarão a brilhar nos céus , e sempre haverá na terra olhos admirados e reverentes contando as estrelas. "Sob a luz das estrelas"- oleo sobre tela de Bernadeth Rocha

quarta-feira, 11 de abril de 2012

Galeria da memória.



Tem certas coisas que nos tiram o fôlego e nos aquietam...
O silêncio se faz presente e necessário...
É preciso cerrar os olhos, mergulhar e flutuar ,,,
Para mim é assim que se ouve o tecladista Yanni.
Hoje estive fazendo uns trabalhos manuais e passei o dia ouvindo músicas na internet.
(letras.terra.com.br)
Simplesmente fantástico. Il Divo, Celine Dion, Andrea Bocceli, Alessandro Safina.
Por fim, estou ouvindo Yanni. Cenário deslumbrante, requinte, bom gosto, me transporto para a plateia e sinto um aperto em meu peito.
Porque eu não estava lá? Quem dera...
Está ao alcance de poucos.
Não estamos na maioria dos lugares que gostaríamos de estar.
Mas podemos apreciar e reter momentos como estes...e rever...à um toque.
A vida não pode passar em branco. Precisamos criar momentos, que sejam sublimes, instantes nos levem ao encontro do belo, do divino, que toquem em nosso íntimo e nos façam entender que a vida é algo muito superior a essa rotina muitas vezes sem sentido, até desnecessária.
Assim é a apreciação da arte.
Dias atrás estive na Pinacoteca do Estado de São Paulo.
Incrível entrar naquele prédio histórico. Parece que, se pudessem , as paredes contariam as histórias que testemunharam.
Sempre fui fascinada por arquitetura antiga.
Incrível também, o silêncio reverente com que as pessoas se colocam diante da arte.
Ficamos impressionados com tanta riqueza de detalhes, tanto nos quadros, como nas esculturas. Me lembrei de meu amigo Divino quando dei de súbito com a linda obra "Saudade" de Almeida Junior, que tem uma sala quase toda sua.
São momentos assim que devem ser procurados, e encontrados, criados e vividos, porque são eles que se tornarão lembranças.
Aí então,ao fechar os olhos e entrar na Galeria de sua memória você poderá percorrer os corredores de sua mente e nele ver, em quadros, eternizados, os melhores momentos que você viveu.
E eu, vou fazer isso ouvindo Yanni.
E você?

quinta-feira, 5 de abril de 2012

14 de Nisã

"Esse homo" de A.Ciseri



De acordo com o calendário lunar judaico, hoje ,5 de Abril, após o por do sol, começou o décimo quarto dia do mês de nisã.
Nos céus uma testemunha silenciosa, a lua cheia. A mesma lua que há cerca de 1979 anos testemunhou o evento mais importante de toda a história humana.
Na sociedade moderna, consumista, política, louca por prazeres e materialista, parece piegas falar de um homem judeu, simples, que viveu tão pouco na face da terra e que dizia que "felizes são os mansos".
Que" bem aventurados são os que têm fome e sede de justiça."
Que ensinava que "há mais alegria em dar do que em receber."
Que até mesmo deu o exemplo de que "a quem te esbofetear a face direita, oferece a esquerda."
Que ousou dizer que devemos "nos alegrar e pular de alegria se formos perseguidos, porque é grande a recompensa."
Que disse: "Ninguém tem amor maior do que este, que alguém entregue a sua alma a favor de seus amigos."
Numa sociedade como esta, conseguiria ao menos um ouvido atento? Teria ao menos um seguidor? Quem seria tão louco a tal ponto?
Parece improvável...
Todavia, relata-se que Napoleão Bonaparte disse:-"Jesus Cristo tem influenciado e comandado seus súditos sem sua presença corporal visível."
Interessante que ele, Alexandre , o Grande e outros poderosos governantes precisavam de sua impressionante presença para exercer influência sobre aqueles a quem comandavam.
No entanto por meio de seus ensinos e seu exemplo, Jesus tem influenciado de forma poderosa a vida de pessoas já por quase dois mil anos.
"Todos os exércitos que já marcharam, todas as frotas navais que já se construíram,todos os parlamentos que já se reuniram, e todos os reis que já governaram, juntos,não influenciaram a vida do homem sobre a terra tão poderosamente"
disse certo escritor.
Com toda a razão. E, à medida que este mundo segue desgovernado, cada vez mais imerso no caos, mais forte se ouvirá a sua poderosa voz:
"Por meio disso saberão todos que sois meus discípulos, se tiverdes amor entre vós."