domingo, 18 de março de 2012

Voce é do tamanho de seus sonhos.



Sempre fui apaixonada pelas flores.Mas, quando comecei a pintar, em especial depois que conheci o impressionismo com suas pinceladas vibrantes e em cores puras, elas começaram a brotar em minha mente como se fossem sementes trazidas pelo vento.
Conheci o trabalho de Raquel Taraborelli, Tania Pagliato, e outros artistas com seus jardins impressionantemente floridos. Desde então , ter um jardim florido se tornou sonho, quase uma obsessão.
"Voce é do tamanho de seus sonhos", essa frase de meu filho Lucas faz sentido: quem sonha pouco, vive pouco, quem sonha muito vai atrás de seus sonhos e os transforma em realidade.
Quando estava expondo no Ceagesp de Sorocaba, na Festa das Nações, uma visitante que gostou muito do meu trabalho, fechou os olhos e disse:
" estou imaginando voce pintando...vejo voce num lugar maravilhoso, cheio de flores, pássaros cantando, um gramado muito verde... eu ri de sua imaginação, pois meu atelier era numa rua barulhenta no centro da cidade.
Incrível, que um dia imaginei o quanto seria bom morar numa chácara na beira da rodovia , morar e trabalhar no mesmo local, mas...
De repente estou aqui, morando numa chácara na beira da rodovia. De minha janela vejo os cachos de tumbérgias azuis, minha flor preferida(assisti repetidas vezes o final de " O Tigre e a Neve" só por causa do jardim e das tumbérgias azuis )que pendem do pergolado que nós mesmo fizemos e que está quase pronto. Tudo é feito devagar pela falta de tempo e prática, mas estamos ganhando experiência.
Não é fácil,mas não é impossível.Transformar em jardins de flores e folhagens onde antes só havia pedras e mato, requer esforço e dedicação, nem sempre a coluna suporta.
Mas o sonho aos poucos toma forma . Ontem carpi o mato que escondia os lindos cachos de hortência que surgem das mudas que ganhei de minha irmã Ciça, dedo verde e jardinista como nunca vi, tudo pega nas mãos dela. Mas vou aprendendo.
Quero azuis, como as que vi em Tapiraí, quando voltava da praia, na Pousada Sal da Terra. Momento inesquecível. Meu marido voltou para vermos de perto .Eu e minha amiga Cleide corremos no caminho de hortênsias azuis como se estivéssemos sonhando, crianças encantadas diante do belo.
Estão nascendo lindos buquês cor de rosa e violeta; aprendi que é devido a acidez ou alcalinidade do solo; é preciso corrigir.(bendito google, não sei como conseguimos viver sem ele )
Mas o importante, é que já posso tomar meu primeiro cafézinho apreciando minhas hortênsias. Falta a grama, falta crescer as árvores, fazer a horta, falta muito...
Mas é só fechar os olhos , como aquela doidinha que me viu pintando num lindo jardim.
Nota: os pássaros já tenho. Cantam o dia inteiro. Imagina como será a sinfonia que irei ouvir quando o sonho se tornar pura realidade.

Foto de Sonia Novaes. visite seu blog: sonianovaes.blogspot.com.br

2 comentários:

Lucas Rocha disse...

Lindo ;)

. disse...

Bernadeth

Eu pintei praticamente uns trinta e poucos anos,mas depois fiquei alérgica às tintas e como eu já fotografava,resolvi que iria fotografar.Nunca vi nada tão bonito em se tratando de hortênsias,como Santa Catarina.Fiz fotos lindíssimas,numa cidade chamada Taquaras,se voce gosta de pintar hortênsias tem que ir lá,mas por favor não esqueça o cavalete....rsss..
Bjs